Unidades de franquias comandadas por mulheres faturam 34%
mais e têm rentabilidade 26% superior, mostra um estudo recente da consultoria
Rizzo Franchise. Entre as razões apontadas pelos franqueadores, está o fato de
que elas são mais presentes no dia a dia do negócio, "enquanto os homens
se ausentam e delegam para funcionários", diz a pesquisa.
Giani Fernandes, franqueada em Florianópolis (SC) há um ano
da LaserStar, empresa de fotodepilação, é um exemplo. "Assim como em casa,
gosto de saber tudo o que acontece na empresa. Sempre vou à recepção, converso
com clientes e funcionários. Pergunto se o serviço está bom e o que pode ser
melhorado. Não fico escondida o tempo todo no escritório."
Para ela, a capacidade de administrar várias coisas ao mesmo
tempo é outra característica feminina que ajuda. "A mulher é multitarefa.
Ela canta, dança e representa ao mesmo tempo e leva um pouco disso quando está
à frente de um negócio."
Relacionamento com funcionários é mais duradouro
O levantamento da Rizzo Franchise aponta mais um motivo do
sucesso feminino à frente das franquias, em relação aos homens: a capacidade de
manter maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor
rotatividade de pessoal.
Adriana Matta, que possui duas lojas e três quiosques da
Empada Brasil, em São Paulo (SP), há sete anos, confirma o estudo. "Uma
das áreas mais difíceis de se administrar em uma empresa são os recursos
humanos. A mulher consegue, com mais jeito e delicadeza, tirar o melhor de seus
funcionários", diz.
Segundo ela, as mulheres também estão mais atentas à
qualidade dos produtos e serviços. "Nós somos mais detalhistas do que os
homens e nos entregamos de corpo e alma ao negócio. Com isso, consigo oferecer
um produto final com mais qualidade e bem apresentável."
Saúde, beleza, acessórios e alimentação são setores
preferidos
Segundo o estudo da Rizzo Franchise, embora a participação
feminina no comando das unidades franqueadas esteja aumentando, os homens ainda
são maioria. Eles estão à frente de 52% dos negócios, enquanto elas representam
48%, segundo dados de 2011. Em 2010, a proporção era de 53% para 47%. E, em
2009, de 54% para 46%.
No ranking das franquias lideradas por mulheres está o setor
saúde e beleza, seguido de acessórios e alimentação fast food.
Já faz algum tempo que as mulheres conquistaram o seu espaço
no mercado de trabalho. Elas agora avançam no comando das empresas. Porém,
apenas recentemente, estão descobrindo o mercado de franquias.
Na pesquisa anual que realizamos Franchise Store sobre o
perfil dos interessados em franquias, identificamos que 40% das unidades
comercializadas hoje são administradas por mulheres. Há 5 anos, essa margem não
passava dos 28%.
As franquias, de início, eram vistas pelo mercado
predominantemente masculino também como uma alternativa de ocupação para as
mulheres que não estavam inseridas no mercado de trabalho.
Em pouco tempo, porém, o franchising se revelou um terreno
promissor para as mulheres de espírito empreendedor, cujas habilidades naturais
de gestão, resolução de conflitos e atenção aos detalhes não estavam sendo
utilizadas em sua totalidade.
Ao longo dos anos, as mulheres foram abandonando seus papéis
de coadjuvantes na administração dos negócios – muitas vezes, de apenas
auxiliar o marido – para serem protagonistas de muitas histórias de sucesso.
Claro que o perfil da mulher empreendedora também mudou.
Vindas principalmente de áreas como vendas, recursos humanos e marketing, as
empreendedoras de hoje chegam com um histórico profissional de sucesso na
bagagem, buscando nas franquias uma alternativa de negócio rentável e
consideravelmente mais seguro, para atingir sua independência.
Compreendem a vantagem de investir em uma marca já
conhecida, operando um modelo de negócio que já foi testado e comprovado pelo
mercado.
Boas gestoras e parceiras comprometidas
À frente de uma unidade franqueada, lidando diretamente com
todos os detalhes e atuando, ora como motivadora da equipe de vendas, ora como
administrativo ou gerencial, as mulheres têm demonstrado ótima capacidade de
adaptação, organização e bom relacionamento com os funcionários.
E isso, aos olhos dos franqueadores, é ótimo, pois muitos
descobriram dentre elas gestoras eficientes e parceiras comprometidas com o
sucesso da rede. Por esse motivo, é cada vez mais frequente o número de
franqueadas que possuem mais de uma unidade.
As mulheres que optam por ser proprietárias de uma unidade
franqueada, por sua vez, destacam a possibilidade de administrar o próprio
tempo como uma das maiores vantagens que o mercado de franquias oferece, pois
assim conseguem estar mais perto da família.
Outra vantagem mencionada é o suporte, já que as redes de
franquias disponibilizam as ferramentas que possibilitam a operação e a gestão
do negócio, além do apoio na localização do ponto comercial.
A entrada da mulher no universo das franquias aquece e
enriquece o mercado como um todo, pois além de trazer novas abordagens para a
gestão do negócio, também possibilita o surgimento de grandes redes em
segmentos característicos do universo feminino, como centros de estética, calçados
e acessórios, cosméticos e lingerie.
Fonte : http://economia.uol.com.br
Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias"