Os
benefícios dos trabalhos online é que você precisa apenas de um computador ou
notebook com acesso a internet, e claro você deve ter os parceiros online
(empresas para você representar os produtos e serviços). Seu investimento é
mínimo ou quase nenhum para iniciar um trabalho online. Já diferente do
trabalho tradicional que todos sabem do grande investimento que temos para
começar um próprio negócio.
10 regras
básicas para fazer seu escritório em casa
Um
escritório em casa pode ser a resposta para a sua proposta de redução de
custos. Aluguel, IPTU, condomínio, secretária, luz, telefone, faxineira e
estacionamento. Esses são itens básicos da despesa de um escritório. Sem falar
no estresse, na perda de tempo no trânsito infernal e nos inúmeros telefonemas
para resolver pepinos domésticos. Ufa! Mas existe uma outra opção para todo
esse desgaste: levar a rotina profissional para dentro de casa. “Certamente
economizo cerca de R$ 2 mil por mês, mantendo o escritório no meu apartamento”,
calcula a paisagista Fany Galender, de São Paulo, que adotou a tática nos
últimos doze anos.
Escritório
em casa passa a ser tendência
O home
office ou escritório em casa é uma tendência mundial que passa a ser cada vez
mais adotada no Brasil. Com a elevação dos preços dos imóveis e aluguéis nos
grandes centros urbanos e o caos no trânsito em nossas cidades, cada vez mais
brasileiros optam poe montar um escritório em seu próprio apartamento ou casa,
reduzindo custos, ganhando tempo de transporte e qualidade de vida.
Livrar-se
de gastos, economizar tempo e agilizar o andamento da casa são as principais
vantagens dessa escolha. Se você está cogitando a idéia, comece seguindo estas
dez regras básicas para se ter um escritório em casa:
1-
Respeite o relógio
Tenha um
horário definido para começar e parar suas atividades, como se você estivesse
mesmo no escritório. Da mesma forma que a casa não pode invadir o trabalho, a
profissão não pode roubar sua saúde, física e mental.
2-
Mantenha a disciplina
Atenção
para não se dispersar. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou
visitar a geladeira a cada meia hora. E se você decidir trabalhar no sábado de
manhã para fazer compras na sexta à tarde, cumpra sua promessa. Lembre-se que
ter um escritório em casa é um desafio à disciplina.
3- Defina
seu espaço de trabalho
Uma
edícula da casa ou um cômodo do apartamento deve virar seu quartel-general. E
não divida espaço com as ferramentas do marido ou com os brinquedos das crianças.
Também não deixe o relatório em cima da cômoda do quarto. Se sumir, a culpa é
toda sua.
4- Otimize
o telefone
Ter um
celular ajuda muito. Ele funciona como uma segunda linha telefônica. Outro
ponto de apoio é a secretária eletrônica, fundamental para atender às chamadas
no final de semana ou depois do expediente. Além disso, as empresas de
telefonia de alguns Estados oferecem outros recursos para preservar sua
privacidade. A de São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que
denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser
atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.
5- Abuse
da tecnologia
Com as
novas linhas digitais dá para navegar na Internet e falar ao telefone
simultaneamente. Confira se na sua cidade já existem linhas do tipo ADSL –
sigla em inglês para linha digital assimétrica – ou RDSI, Rede Digital de
Serviços Integrados. Outra saída para quem quer se manter conectado em seu
escritório em casa é utilizar os novos serviços das TVs a cabo para plugar o
micro na rede. Nesse caso, proteja o computador. Ele vai ficar mais vulnerável
ao ataque de piratas.
6- Invista
num micro valente
O
computador deve ser compatível com o trabalho em seu home office. Se você já
tem um no escritório, é ele que vai ser seu companheiro em casa também. Caso vá
adquirir um para começar, evite modismos e converse com um técnico sobre a
máquina e os programas que atendem melhor a você.
7- Cuide
da infra-estrutura
Na hora de
adquirir acessórios, equipe bem sua casa. Não se engane, por exemplo, com um
fax no micro. Ele funciona bem para receber documentos e não para enviar
originais.
8-
Abandone a informalidade doméstica
Nada de
trabalhar de pijama, sentar-se em qualquer lugar ou improvisar mobílias. Mesa,
cadeira, arquivos e estantes devem equipar o ambiente. Estude, inclusive, a
altura adequada dos móveis para que tudo seja confortável e não traga problemas
de saúde no futuro.
9- Ensine
o pessoal a anotar recados
É bom
preparar quem está em casa para atender ao telefone. Explique direitinho como
seus clientes devem ser tratados e, principalmente, como anotar os recados.
Providencie um bloco de papel e uma caneta fixos para isso. Caso você more num
prédio, avise porteiro e zelador sobre como proceder com material entregue na
portaria.
10-
Explique sua rotina para seus filhos
Tudo bem
que você está ali para qualquer eventualidade, mas é bom que as crianças saibam
qual é seu tempo de trabalho. Se puder, conte com a flexibilidade de horário
das escolinhas. Não é porque você está em casa que sua rotina de trabalho deve
mudar
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