Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador
que produz novas ideias.
Através da congruência entre criatividade e imaginação.
Motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir
responsabilidades e ser Independente. Considera irresistíveis os novos
empreendimentos e propõe sempre ideias Criativas, seguidas de ação. A auto-avaliação, a autocrítica
e o controle do comportamento.São características do empreendedor que busca o
autodesenvolvimento. Para se tornar um Empreendedor de sucesso é preciso reunir imaginação,
determinação, habilidade de.Organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas
e processos.
Romero
Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé, dá dicas para quem quer virar empreendedor
Foi durante a faculdade de engenharia elétrica que Romero Rodrigues teve a
ideia de criar o site comparador de preços Buscapé. Em sociedade com três
amigos, eles começaram a criar um site em 1999, época em que a internet ainda
não fazia parte da vida dos brasileiros.
O primeiro
modelo de operação do Buscapé foi um fracasso. “A ideia era distribuir o
software em disquetes que as lojas instalariam nos computadores para enviar os
preços para a gente”, conta. Além da falta de familiaridade das pessoas com a
internet, os lojistas acreditavam que tornar seus preços públicos e permitir
que as pessoas comparassem com o dos concorrentes era um risco para o negócio.
“Os lojistas diziam que não davam preços nem pelo telefone para que o
consumidor fosse até a loja quem dirá para a gente. Muitos desligaram o
telefone na nossa cara”, lembra.
Hoje, o
Buscapé é referência internacional de empreendedorismo digital brasileiro,
sobreviveu á bolha das empresas ponto.com e foi comprado pelo grupo de mídia
sul-africano Naspers por 342 milhões de dólares, em 2009. Para chegar a este
patamar, a empresa passou por muitos tropeços. Confira algumas lições de
empreendedorismo tiradas da trajetória do Buscapé.
Seja
teimoso
Teimosia é
uma característica comum a muitos empreendedores. Geralmente, um negócio não
decola na primeira tentativa e o empresário precisa teimar e acreditar para
tentar de novo. “Seja teimoso. É bom se acostumar porque você vai receber não
como resposta o tempo todo. O Buscapé morreu umas cinco vezes e a gente foi
teimoso para não acreditar que ele estava morto”, conta.
Além da
teimosia, Rodrigues acredita que o bom empreendedor vai se reinventando a cada
dificuldade que aparece. Se não bastassem os vários lojistas que dispensaram
dividir seus preços, quando o site enfim entrou no ar, o Buscapé comprou briga
com os grandes varejistas online. “A gente recebeu uma ligação de um dos
maiores varejistas do país pedindo para que a gente tirasse os preços dele do
site ou ele ia nos processar. Não havia nenhuma implicação legal, mas ele
ameaçou e só os custos da defesa quebrariam a empresa. A gente ficou uma semana
discutindo e decidiu deixar no ar”, diz.
Louco e
impossível
Segundo
Rodrigues, existem duas palavras que são essenciais para todo empreendedor. Uma
delas é louco. “Se você estiver escutando que é louco por tocar esse negócio, é
um bom indicativo. A gente foi chamado de louco porque fez um negócio de
internet na época em que a internet quase não existia, porque insistiu mesmo
depois da bolha, e assim por diante”, conta.
A outra
palavra é impossível. “Eu sempre digo pra anotar no caderninho quando alguém
diz que sua ideia é impossível, muito provavelmente você tem uma ideia de
milhões e que pode dar muito certo”, diz.
Impacte as
pessoas
Conquistar
as pessoas aos poucos pode gerar uma corrente de clientes que serão a melhor
forma de publicidade da empresa. Para isso, é preciso ser criativo e trazer
algo novo para o mundo, segundo o empresário.
“O que eu
sugiro aos empreendedores é procurar um modelo de negócio que mude a vida das
pessoas. Esse é um dos segredos dos empreendedores de sucesso”, garante
Rodrigues.
Dilua-se
Em 2009,
quando a Naspers comprou 91% do Buscapé, muita gente criticou o fato dos sócios
terem diluído demais sua participação na empresa. Para o presidente, essa foi
uma decisão acertada e vale para tudo dentro da operação. “Um amigo me disse
que eu errei quando dilui demais a minha participação na empresa. Acho que foi
o contrário. Você não faz nada sozinho”, explica.
Concentrar
os ganhos e as tarefas em um negócio é arriscado. “Você precisa de gente boa
para dar certo e precisa mostrar isso, distribuindo os ganhos”, diz Rodrigues.
Quando o assunto é o empreendedorismo digital, esse pode ser um problema ainda
maior. “Sozinho, nenhum empreendedor consegue nada, ainda mais na internet em
que você compete com o mundo”, explica.
Fonte : exame.abril.com.b
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Marketing digital